Como melhorar sua gestão financeira

Regime Tributário

Manter uma boa gestão financeira deve ser uma das principais características de todo empresário! Mas nem sempre é fácil, não é mesmo? Por isso, nesse blog trouxemos as principais dicas de gestão financeira para ajudar o seu negócio.

PRECIFICAÇÃO:

A primeira de nossas dicas é a precificação. Quando você não calcula corretamente os preços de seus produtos ou serviços, você acaba perdendo parte de sua lucratividade e pode até mesmo estar “pagando” para trabalhar.

Então, você deve estar atento antes de delimitar um preço para seus produtos! Leve em consideração não somente os custos com matéria prima, mas também com frete, impostos na compra de material, impostos na venda do produto, embalagem, produção e o lucro.

Outro ponto que deve ser considerado é a sua posição frente ao mercado. Já que se você coloca uma margem de lucro muito grande sobre o preço do produto, pode acabar perdendo competitividade entre seus concorrentes. Por isso, também analise o preço de mercado como um fator relevante.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planeje! Sim, isso mesmo, sem um planejamento financeiro de qualidade você prejudica seus indicadores e sua tomada de decisões.

Logo, é importantíssimo que você projete ao menos os próximos doze meses do seu fluxo de caixa, contas a receber, contas a pagar e suas receitas. Assim, você conseguirá estipular metas, objetivos e terá um maior controle da sua gestão financeira.

PRAZO DE COMPRA E PRAZO DE VENDA:

O tempo de compra de matérias primas com o fornecedor deve estar em acordo com o prazo de venda do produto.

Veja bem, se seu prazo de aquisição é maior que o de recebimento, seu fluxo de caixa é afetado e você pode não conseguir pagar o seu abastecedor em tempo hábil. Ficando assim, sujeito a juros que atingem diretamente sua lucratividade.

Portanto, procure correlacionar seus prazos!

PLANEJE SEUS DESCONTOS:

Seus descontos não servem só para salvar seu fluxo de caixa, se você pensa assim, pode causar danos à sua empresa.

Observe que, sem uma revisão de suas promoções você corre o risco de retirar sua lucratividade e ter prejuízo em suas vendas. Além disso, se você concede descontos com uma frequência alta, seus consumidores sempre aguardarão os descontos e não comprarão suas mercadorias nos demais dias, diminuindo seu fluxo de vendas.

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