Qual o melhor regime tributário para sua empresa?

Como empresário você deve se preocupar com muitas coisas, como o plano de negócios, o mercado, o capital social e o seu tipo de empresa, mas além disso, suas obrigações com o Fisco são de extrema importância e devem ser organizadas e pensadas desde cedo. Por isso, queremos esclarecer suas dúvidas sobre a importância da escolha do melhor regime tributário para a sua empresa, uma vez que a escolha errada pode acarretar o pagamento de impostos inadequados à sua empresa e até mesmo problemas com o Fisco.

Mas esteja a atento, os conceitos e esclarecimentos que mostraremos a seguir te farão entender melhor o assunto, todavia, o mais indicado é que a escolha do regime seja feita juntamente com um contador, já que além de conhecer sobre todas as especificações de cada tipo de regime, ele realizará estudos como a análise de porte do negócio, área de atuação, planejamentos de rendimentos e estudo de mercado.

TIPOS DE REGIMES TRIBUTÁRIOS:

 

  • Simples Nacional

Esse regime é exclusivo para micro e pequenas empresas, por isso o teto da sua receita bruta anual é de  4,8 milhões de reais.

Esse tipo de tributação traz inúmeros benefícios, tais quais, o pagamento de imposto unificado que ocorre pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional(DAS), o que facilita bastante a vida do empresário, pois não terá de se preocupar com vários prazos diferentes ou várias guias. Também a regularização de sua empresa é facilitada pelo governo com parcelamentos, é isento das declarações: SISCOSERV, Sped Contribuições, DCTF, e não necessita de Certidões Negativas para fazer alterações contratuais. E ainda recebe investimentos de forma simplificada e segura por meio dos Investidores Anjos. Mas cabe ao seu contador verificar se esse regime se encaixa bem à sua empresa, pois nem sempre é a melhor opção, dependendo da sua atividade e de inúmeros outros fatores.

  • Lucro Real

Pode ser considerada a opção mais complexa de arrecadação de impostos porque cada atividade empresarial tem percentuais específicos. O recolhimento se dá de forma estimada mês a mês, o que possibilita um crédito fiscal positivo, que acontece qual a empresa paga mais impostos do que o necessário, também é possível o cálculo e arrecadação trimestral, mas nesse caso os valores são definitivos e não estimados.

  • Lucro Presumido:

Aqui os impostos são calculados com base em uma receita bruta estimada, o que quer dizer que o recolhimento ocorre baseado em uma porcentagem do faturamento entendido como lucro, a tabela dessas porcentagens é definida pela Receita Federal e varia de acordo com cada ramo de atividade. Nessa modalidade há impostos que são recolhidos mensalmente e outros trimestralmente.

Observação: os Microempreendedores Individuais se enquadram no regime tributário do Simples Nacional, entretanto, continuam pagando seus impostos no valor fixo previsto na Receita Federal.

Por fim, lembre-se de que não é somente o faturamento ou os benefícios que contam na hora de escolher o melhor regime de tributação, mas devem haver análises e observações das especificações de cada empresa para que não hajam prejuízos ou problemas junto às Receitas, é exatamente devido a isso a importância de se ter um contador com você!

Nós da ACC Tributos Contabilidade sabemos da importância de descomplicar a contabilidade, por isso simplificamos todas as informações de forma rápida e efetiva, deixando você a par de tudo o que acontece na contabilidade da sua empresa.

Compartilhe com seus amigos

Últimas notícias